quinta-feira, 10 de junho de 2010

Luto anunciado






Minha gatinha tá doente (foi diagnóstica com câncer)e esta previsilidade da morte me deixou um pouco assustada. Já havia pensado na morte em vários sentidos, o filosófico, o religioso, o artístico, mas tê-la próxima de um ser tão miúdo e por quem nutro tanta afeição mexeu um pouco com aquela pretensão de onisciência e poder que é tão cara a mim.

Com Nara aprendi a respeitar e amar os animais. Descobri que eles têm afeto, são inteligentes e verdadeiros. Muitas vezes questionei quem realmente era o mais evoluído e passei a refletir em torno da hierarquia de valores relacionada a superioridade da raça humana em detrimento à animal. Em quase dois anos de convivência ela ensinou-me demais e isso levarei para a vida toda.Todos aqui em casa estão vivendo um luto anunciado, uma espécie de dor suspensa.

Contraditoriamente a única certeza que temos na existência é a que mais tentamos escamotear. Enfim, não há enfretamento digno ante à morte. Diante dela somos todos miseráveis, pois com seu cajado e vestes pretas ela destrói a nossa pretensa racionalidade, ao apresentar-nos friamente a nossa mediocridade.

No entanto, a fé cristã me coloca a esperança e espero que as coisas sejam revertidas.

3 comentários:

Pétalas de esperança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pétalas de esperança disse...

Amiga, sei o quanto é complicado lidar com esta idéia assustadora que é a da "morte". Por mais que saibamos que é o caminho de todo ser vivo e que este seja um caminho traçado por Deus. Não é fácil encarar, ou melhor , é quase impossível!
A melhor expressão para descrever este sentimento você mesma escreveu: o câncer TERMINAL, quando não há mais chences de cura e pouca sobrevida, traz consigo " um luto anunciado, uma espécie de dor suspensa".
Que Deus a proteja e cuide bemm da Narinha...
Bjo grande e abraço apertado!

Juliana D. disse...

Oi Raquel,

sou uma esperançosa neste sentido. Tenho fé de que Nara vai se curar e ficar boa!! (Tenho inclusive outra dica para te dar) São Francisco vai cuidar dela e... nada é por acaso! Ela precisava tanto de amor e de carinho e terminou chegando até você. O quanto ela não te ama, hein? Tenha certeza de que ela lutará sempre pela vida - assim como fez meu Dominique - e a força de sua família e o amor que vocês derem a ela agora é que serão o alimento dela, pois ela vai ver que é amada e vai querer sempre estar próxima a vocês.

A propósito... Nara está muito gata nesta foto! ;)

Beijos.