quarta-feira, 25 de março de 2009

Saldo: meio esvaziada

Tentei passar 5 dias offline sem computador e celular. Era uma tentativa de desopilar,livrar-me um pouco da tensão e pressão que me envolvem, mas alguns índices, como diria Barthes, remetiam-me àquela existência que pressupunha ter deixado em Recife.

Destaco dois episódios que pra mim foram extramamente "opressores".

1º ter encontrado muita gente conhecida em São Paulo. Absurdamente topei com muitas pessoas conhecidas em lugares diferentes. Da Paulista ao metrô, passando pelo hotel. Desses, 2 ou 3 encontros pareceram-me bizarros demais, tipo trombar no elevador do hotel com uma antiga amiga que estudou o primário comigo em Surubim e que há 10 anos não a via. Encontrar com a vizinha de infância do meu pai na estação S. Bento. Ver Delmo Montenegro comprando sombrinha na Paulista tb foi um tanto bizarro.

Essas casualidades podem ser banais, mas àquela altura, naquele processo de esvaziamento a que estava me propondo elas me informavam incessantemente que a fuga, o resetar-se, não seria possível sem o enfretamento da realidade.

2º outra bizarrice foi ter encontrado a todo momento propagandas da empresa em que trabalho. PQP. No metrô, no ônibus e em todos os lugares encontrava aquela marca que vijiava meus passos tal qual um panóptico foucaultiano. Até mesmo durante o show 2 músicas do kraftwerk me impunham ao universo francês, ou seja, ao meu trabalho.

* Escrevi este texto no avião. 70% dos passageiros conhecidos. São indies, roqueiros, jornalitas, gente de comunicação... Enfim, acho que já cruzei com todos eles pelo menos uma vez na vida. PQP!!!!!!!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Raquel, descobri teu blog e sempre que possível passo por aqui pra dar uma olhadinha. Cada postagem que leio tenho mais e mais vontade de fazer jornalismo, mas sempre me pergunto: será que consigo chegar até lá?
Acho que ja passou da hora de deixar o medo e a incerteza de lado, não é?
Estou fazendo uma formação de comércio internacional e assim que terminá-la começo jornalismo, daqui a 2 anos estamos voltando pro Brasil de vez, quem sabe ainda não é tempo de ser aceita pela Aliança rs? Minha paixão pela AF e por todos que trabalham ai é sempre enorme!

Beijossss,
Bárbara

debytm disse...

Lindaaaa!!!
Saudades de tu!
Xêro grande!
Déborah


*Tirei tudo do meu blog bazar e tô pensando em fazer um blog sobre o q gosto... O q vc acha???

Raquel do Monte disse...

Bárbara, darling, eu dou o maior apoio para vc fazer jornalismo, tu num sabe? vc é super dedicada e inteligente tenho certeza que será uma grande profissional. qm sabe não trabalharemos juntas, né não?

bjs

Raquel do Monte disse...

Deby, chérie, boa sorte na nova vibe blogueira. saudadonas. bjs

Jairo disse...

Ei, ei... num encontrou nada bom aqui, não?! ahahahhaa.. beijos, lindura e foi um grande prazer te conhecer, viu?!