terça-feira, 3 de março de 2009

espiritualidade

eu estava aqui pensando como seria minha vida se eu não tivesse uma fé religiosa. Longe de mim fazer proselitismo e tal, mas confesso que a religião me ajuda a segurar a onda de muita coisa. Antes que me perguntem qual é a minha crença, digo que sou espírita. "Espírita kadercista" como falam algumas pessoas.

Mas voltando ao assunto, como a base do espiritismo é o racionalismo cartesiano e como toda a doutrina está ancorada num método cientificista isso me ajuda muito a racionalizar e compreender o mundo, a minha existência e algumas diferenças. Neste sentido, observo também que a beleza e a grandiosidade da lógica cristã (com suas odes ao amor, à caridade e ao perdão) colaboram pra gente de alguma forma suavizar a vida.

Em alguns momentos críticos que passei - ainda bem que foram poucos - não foram as bobagens que aprendi nos livros que me fizeram superá-los, mas, naquele instante pra mim foi fundamental a certeza de uma energia maior e a convicção num futuro mais ameno. Hoje tento equilibrar minha ânsia incessante por transcendência com as demandas da vida material. É isso!

3 comentários:

Jairo disse...

A gente é realmente bem parecido, viu?! ;) Beijos

Gisele Regina de Azevedo disse...

Puta merda de rodela, minha nega!!!
Também sou espírita.
Será que é também por isso que, sem nos conhecermos já somos tão queridas???
Beijinhos,

Raquel do Monte disse...

fico tão feliz qdo pessoas que admiro tanto, tipo esses dois aí, dizem que somos parecidos, queridos e tal. adoro demais. bjs