quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Palavras retóricas

“Conte sempre comigo”,
“Precisando é só ligar”,
“Te ligo amanhã”
“Vamos marcar de nos encontrar?”
“Poxa, quantas saudades...”

Até quando lançaremos mãos de frases retóricas jogadas ao ar sem quaisquer compromisso com a verdade, ou melhor, com a realidade?? Sabe quando você encontra aquela pessoa que você não vê há séculos e ela enuncia algo do tipo: vamos marcar pra conversar, precisamos botar a fofoca em dia. No entanto, tanto você quanto ela sabem que esta afirmativa é tão inverossímil quanto as novelas de Manoel Carlos, que eu amo. Já passei por diversas situações parecidas como aquelas em que vc dá carona a um amigo e ele te chama pra subir pra casa dele na hra da despedida.

Se essas coisas me acontecessem há um tempo atrás eu ficaria um tanto quanto incomodada por estas atitudes meio.... deixa pra lá. Na terapia tentei segurar a onda e diminuir a exigência em relação aos outros. “Aprendi”. Mas vez por outra, fico meio emputecida de ouvir estas palavras que as pessoas jogam ao léo. Sabe pq? Pq elas atestam um certo descompromisso com o outro e, radicalizando, com a verdade. Eu mesma já cometi essa “gafe” várias vezes, hj me policio. Tento prometer apenas aquilo que posso cumprir. Mesmo que demore um pouco, eu sei.

Nenhum comentário: