quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Oito horas por dia

Eu nunca vi uma resolução (não sei, ou melhor, não lembro que outro termo poderia usar) tão idiota como aquela que determina as escravizantes 8h/dia. Sei não. Acredito que esse lance do horário de trabalho deveria ser flexível, algo como carga horária relativa à demanda e que casa-se com a responsabilidade do empregado e tal. (Neste quesito tenho um pouco de sorte)

A incongruência das benditas 8h diárias reside no fato que sendo assim, não há o tempo para o ócio criativo, para o aprimoramento... se eu fosse conversar isso com algum amigo marxista ele diria que esta é a lógica do sistema capitalista. O burguês suga todas as suas energias para que você não possa ter consciência da sua situação opressiva e para que você não tenha a possibilidade de ascender. Acho que tou começando a concordar e o que é pior, o sistema já me engoliu. E agora, o que farei?

Em tempo: sempre achei que os meus melhores momentos são aqueles em que fico sem fazer nada, preguiçando, pensando e tal. São neles que me encontro, imagino, sonho e, sobretudo, aprendo.

4 comentários:

Gisele Regina de Azevedo disse...

Você escreve bem demais, minha linda!!!
E guardava o ouro, né?
Já te linko, viu?
Assim que conseguir tempo prá mijar.
Sou freguesa desde já.
Beijinho,

Bernardo disse...

Pois é Raquel, eu acho que mesmo em relação a produtividade, o grande totem da vida profissional, as tais 8h/dia são contraproducentes. Uma fatia considerável delas é gasta driblando o tédio, fingindo estar ocupado, reduzindo nossos níveis de energia em vão, o que logicamente atrapalha as odes ao totem...

Mas já existem novos modelos de jornada de trabalho sendo implantados, como o da Google, onde os escritórios tem mesa de bilhar e outros estímulos para o ócio criativo, e os funcionários não são submetido a tirania das 8h. Eu torço para que esse modelo passe de exceção à regra, de preferência ainda durante a minha vida útil... :D

Raquel do Monte disse...

prazer imenso ter a gisele aqui no blog. as coisas que ela escreve, de certa, inspiram-me. bjs queridona

Alberto Saulo disse...

E qundo c tem dois trabalhos de 4 horas diárias...
q sempre rola uma hora extra em um e duuuas em outro....