quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Qual a sua relação com o cinema?

Diversas vezes polemizo com algumas pessoas próximas quando elas me dizem que cinema é apenas entretenimento. Para mim não é. Pq acredito que a experiência que temos com a sétima arte vai muito além da pura diversão. É algo único e de alguma forma transcendente. Portanto, não me chamem para assistir besteiróis americanos ou dramalhões estilo novelas mexicanas. Posso até assistir a estes filmes em casa de bobeira, quase inconscientemente, sonoletament, mas na sala escura nunca, jamais.

Até entendo de alguma forma esta proto-compreensão que os espectadores têm do cinema. Sendo a arte cinematográfica filha legítima da sociedade burguesa moderna é natural que a atrelemos como algo ligado exclusivamente à diversão. No entanto, a construção de códigos e linguagens específicas fez com que o cinema subverta a lógica dos meios de comunicação de massa, portanto, a possibilidade de fruição que existe diante de um filme pode ser muuito mais interessante do que supomos. Neste sentido, há alguns filmes que são emblemáticos nesta tentativa de possibilitar experiências artísticas. De cara, poderia citar um monte, mas que tal Acossado, Band a part, A chinesa? Claro que os títulos são todos godardianos pq ele é a síntese desta proposta de cinema-experiência. Mas há ainda outros filmes que são interessantes e que vão nesta direção: gosto de cereja e irreversível. Cada um de um modo diferente. No entanto, eles não são emblemáticos pra mim, considero-os apenas interessantes, nada mais.

Um comentário:

Unknown disse...

gostei muito do post que vc fez sobre militância em literatura (aí por isso n comento o teu, sobre cinema, pq implico com os estudantes de com q curtem imagens e tem preconceito com a lit =D )

bjs