domingo, 11 de janeiro de 2009

Nós somos madeira de lei que cupim não rói




Parece que Caetano vai abrir o Carnaval do Recife dia 20 de fevereiro. Engraçado que coincidentemente eu estava pensando sobre as diferenças entre a Bahia e Pernambuco nos festejos de Momo. O texto será completamente parcial, eu sei. Mas quem não é?
Há uns tempos atrás não era fã de carnaval. Sempre que chegava a época eu me escondia com minha família em uma praia calminha. No entanto, de uns quatro anos pra cá, descobrir um carnaval muito melhor do que imaginava. Hoje inclusive brinco nas ladeiras de Olinda como uma clássica foliã, com direito a fantasia e tudo...






Sim, mas voltando a comparação entre BA e PE.

Abaixo as cordas

Em primeiro lugar, acho a festa em Salvador mercantil demais, pois pra se brincar com segurança tem-se que pagar algumas centenas. Isso é uma contradição, já que o espírito do carnaval é a integração, aquilo de brincar todo mundo junto sem diferenças e sem essa de cordas e tal. No caso pernambucano não há cordas e todos caem no frevo mesmo.


Multiplicidade de sons

Eu sei que o som baiano é maravilhoso e que lá não existe só axé e afoxé, mas cá pra nós, aqui a gente tem uma possibilidade imensa de ritmos que vão desde frevo, com suas infinitas variações, até o maracatu, passando coco, cavalo-marinho, caboclinho e mais uma gama imensa. Eita, ia esquecendo da ciranda que é uma coisa linda.

Pra todos os gostos

Como a diversidade de ritmos é grande, há opções pra todos os gostos, desde os moderninhos cults que se encontram no pólo do Rec Beat, aos nostálgicos que acompanham os blocos líricos como Bloco da Saudade e Cia. Quem gosta da zueira, a opção é acompanhar os blocos mais tradicionais de Olinda e quem curte MPB e tá a fim de ver uns shows é só ficar no pólo do Marco Zero. Agora se vc curte um lance meio raiz e tradição, a dica é Noite dos Tambores Silenciosos (ritual afro belíssimo que deixa muita gente em transe mediúnico) , Papangus de Bezerros e encontro de Maracatus em Nazaré da Mata.

Com fantasia

As fantasias são shows a parte aqui. Todos saem as ruas vestidos criativamente e junto aos seus blocos preferidos e aos bonecos gigantes de Olinda, por exemplo, formam uma beleza plástica maravilhosa. Sem falar na irreverência e no espírito de brincadeira né? Então, aquela de todo mundo com abadá sai e uniformização só se for pra brincar e entrar no grupo que se veste dos Smurfs.

Tem muita coisa que poderia falar, mas só vivendo pra poder sentir pq Recife tem o Carnaval melhor do Brasil. Então, estão esperando o que? Preparem as suas fantasias, pois faltam apenas 42 dias.

3 comentários:

Carol disse...

Menina, concordo em gênero e número. Mas não vou negar que ainda vou dá um pulo lá, só para dizer que fui:))) Eu acho que são carnavais para públicos diferentes. Acredito que o povo que aterrisa por lá está à procura de outro tipo de experiência, né vero? Em Recife, como tu bem exemplificastes, a sensação é muito mais visual e sensorial. Eu não troco por nada! beijos :***

Raquel do Monte disse...

pandora, vamos fechar o contrato pra cair no frevo viu?? este ano não tem desculpa e vc terá que curtir com efeito retroativo, já que no ano passado tu tava nas alemnhas. bj

Raquel do Monte disse...

pandora, vamos fechar o contrato pra cair no frevo viu?? este ano não tem desculpa e vc terá que curtir com efeito retroativo, já que no ano passado tu tava nas alemnhas. bj