quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Salve a cultura popular pernambucana






Terça, tava zapeando quando caí na TVE e vi um especial musical com Mônica Salmaso e o Mestre Salu. Engraçado, conheço e acompanho mais carreira da paulista do que do meu conterrâneo. Não acompanho o trabalho do rabequeiro e sei pouquíssimas coisas sobre ele. Eu fico com um peso na consciência danado por não ter conhecido a sua música quando ele ainda era vivo. Vou tentar baixar algum cd dele.

O Mestre Salustiano é uma daquelas pessoas que fazem a gente sentir orgulho de ser pernambucana. Ele nasceu na Zona da Mata, mas foi em Olinda que seu trabalho ganhou reconhecimento internacional. Foi um dos maiores dançarinos de cavalo-marinho e foi um dos grandes nomes do Maracatu. Mesmo não tendo muito contato com a sua música, quando a escuto fico toda arrepiada. É uma sensação similar da de quando ouvimos o Hino dos Vassourinhas, mas no caso dos acordes da rabeca há algo mais profundo.

Infelizmente, não sei expressar realmente o que sinto. É uma coisa tão forte...
Lembro de ter ido algumas vezes a sua Sala da Rabeca, lá na Cidade Tabajara e numa dessas vezes comecei um romance lá. Hehehehe. Mas hoje o que menos importa é isso. O que me emociona é ser conterrânea dele.


50 anos de cultura popular no Brasil - música do CD Mestre Salú e a Rabeca Encantada


"Mas não é à toa 50 anos de cultura popular no Brasil/ Todo mundo viu/ Fui ao exterior/ As meninas disse: eu também vou/ Eu com a minha rabeca/eu cheguei lá e fiz show"...
(diga se isso, ao som da rabeca do mestre, não é a coisa mais linda do mundo)


link com uma palhinha da música:

http://www.4shared.com/file/72911694/bc5186ba/50_anos_de_cultura_popular.html

Em tempo: depois eu falo da Mônica Salmaso tá?

2 comentários:

Carol disse...

Salve, Salve!

Passando por aqui !

Estava sem net!

beijos :*

Blog Bahia disse...

Olha, eu cantarolava essa pérola, más faltava o final qe eu não entendia. Mestre Salustiano é 10. Sou um baiano super fã dele.