segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Le coeur vagabond c'est moi

Algumas pessoas me perguntam de onde vem o nome Coeur Vagabond. A inspiração para o nome tem um duplo significado. Primeiro, é a música de Caetano que acho perfeita demais e segundo é uma versão em francês, fato que traduz de alguma todo o meu envolvimento pessoal com a cultura daquele país.

Conheci a canção Coeur Vagabond ouvindo a cantora catarinense, mas que mora em Paris, Bia Krieger. Ela canta músicas francesas em português e brasileiras em francês. Bia é conhecida na França e no Canadá. Gostei do seu trabalho por dois motivos:o repertório e os arranjos bossanovísticos. No primeiro caso, percebi que ela escolhe fazer versões de artistas brasileiros que gosto muito, como Chico Buarque, Caetano, Lulu Santos e Lenine, por exemplo. Quantos à sonoridade, vejo que ela tem um ligação forte com o jazz e bossa nova, dois ritmos que amo demais.

Depois que ouvi centenas de vezes seu segundo CD, o Coeur Vagabond, passei a indicá-lo a todos os meus amigos e confesso que já gravei-o para umas cinco pessoas. Acho bacana a gente divulgar um trabalho legal de uma artista desconhecida do público brasileiro e tal.

Por coincidência do destino, ou não, neste semestre em função das comemorações do Ano da França no Brasil iremos trazê-la para tocar no Recife. Acho que vai legal para o público daqui ouvi e conhecer a Bia. Vamos torcer para que seja um sucesso.


No vídeo, ela canta Retrato em Branco e Preto, ou melhor, Portrait en Noir et Blanc de Tom e Chico.




Não encontrei nenhum vídeo do Coeur Vagabond, infelizmente, mas segue a versão da letra.

Mon coeur a tant d'espérance
Mon coeur en enfance
Désire et attend l'inconnu

Mon coeur en adolescence
N'est pas que l'absence
D'une ombre incertaine entrevue

Qui traversant mes rêves
Sans un mot d'adieu
A laissé dans mes yeux
L'interminable pluie

Mon coeur est un vagabond
Il veut garder le monde
En lui

Mon coeur est un vagabond
Il garderait le monde
En lui

3 comentários:

Jairo disse...

Será que eu posso entrar na fila pra ter a sexta... quem sabe a sétima, oitava... cópia?! ;)
Beijocas

Raquel do Monte disse...

pode deixar que eu vou fazer a cópia pro senhor. tenho certeza que vais amar. bjão

Anônimo disse...

Boa tarde Raquel, meu nome é Leandro Monteiro e sou estudando da universidade Anhanguera da Brigadeiro Luis Antonio, capital paulista, estou fazendo um trabalho referente ao Ano da França no Brasil e estamos falando sobre a cantora Bia Krieger. Porém estamos procurando alguns materias dela e não achamos na internet, achamos seu blog e sua matéria interessante e gostaria de saber se você tem alguns vídeos de Bia cantando as músicas brasileiras em francês e se poderia me enviar.
Meu email é lost_sunday@hotmail.com ou leandroe.monteiro@terra.com.br

Agradeço desde já sua ajuda.

Leandro Monteiro